domingo, 26 de junho de 2011

Homenagem ao Paulo Renato

O Paulo Renato foi o primeiro mentor do Vetor Brasil. Eu tive uma única reunião com ele. Nela, explicamos qual era a nossa proposta.

Reunião com o Paulo Renato Souza na sede do ISD, em São Paulo

Éramos um grupo de engenheiros e administradores (ainda na faculdade) querendo fazer algo diferente, em que usássemos um suposto diferencial em habilidades de gestão. O objetivo de longo prazo seria nos tornarmos capazes de formular um plano nacional de desenvolvimento. E queríamos começar já com a mão na massa.

Como todo grupo de jovens engajados (o que ainda somos, aliás), acreditávamos que iríamos mudar o mundo.

A reação do Paulo Renato, depois de nos ouvir, foi memorável:

"Quando eu era jovem, montei também um grupo com uns amigos, parecido com o de vocês..."

E depois continuou a conversa, dando a entender que o tal grupo não foi muito para frente. Ele prosseguiu a conversa nos estimulando e dando dicas, inclusive uma sugestão que se tornaria o projeto Araguaçu 2020.

Lembro que nossa primeira reação sobre isto foi pensar: "Poxa, ele nem se empolgou muito com o grupo. E ele mesmo já fez o que queremos fazer, e cadê o grupo dele hoje em dia? Nem mudou o Brasil nem nada."


Rapidamente percebemos a besteira que estávamos dizendo. Como poderíamos pensar que o Paulo Renato não mudou o Brasil?


Faço minhas as palavras do meu amigo José Frederico Lyra Netto: "Minhas sinceras homenagens à grande contribuição que [Paulo Renato Souza] deu à educação brasileira e ao país. Acredito que a História ainda dará o real valor de sua contribuição ao Brasil."

O Zé é o de gravata vermelha na foto acima. Ele já é coordenador do núcleo de reforma educacional do estado de Goiás e, espero, há de se tornar um Paulo Renato para o Brasil - ou seja, um divisor de águas em termos de qualidade de gestão pública.

2 comentários:

  1. Primeiro, fico lisonjeado pela comparação, mesmo que em forma de expectativa, com o Paulo Renato.

    Acho mesmo que ele contribuiu decisivamente para a educação brasileira. Nestes 6 meses como chefe do núcleo de reforma educacional goiana, percebi nos estudos e conversas o quanto ele foi um divisor de águas.

    Apesar disso, a deficiência em comunicação e algumas polêmicas dificultaram seu real reconhecimento. Mas acredito que isso ainda virá.

    ResponderExcluir
  2. O reconhecimento do trabalho realizado pelo Paulo Renato Souza é reconhecido por alguns brasileiros, mas só será reconhecido por todos, no dia em que o Brasil deixar de ser um país de pessoas sem opinião. O tempo mudará isso.

    ResponderExcluir