sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Nosso presidente

Galera, olhem esse vídeo, que ANIMAL:



Em menos de um minuto, Lula fala que:

  1. Se espanta ao ver Roseana Sarney com grande aceitação pelo povo maranhense, e bem nas pesquisas;
  2. Atribui isso à “televisão ficar falando bem dela o tempo inteiro”, “descaradamente mentindo”;
  3. Isso porque “a Globo é do pai dela [José Sarney]; o SBT é do [Edison] Lobão...”

Mas peraê: o Sarney e o Lobão não são, hoje, aliados do Lula? E ainda assim ele continua criticando a mesma “mídia paulista”? Se eu sei ler bem, ou ele sai caluniando gente a torto e a direito sem ter provas, ou ele é conscientemente desonesto (ou os dois!). Ressalte-se que o vídeo não é tão antigo assim: é de 2002, quando ele já era o Lulinha Paz e Amor.

Mais engraçado (ou trágico) é lembrar de Lula defendendo Sarney na época em que todo mundo queria ver ele renunciando. Naquela ocasião, Lula disse que o Sarney não podia ser “tratado como se fosse uma pessoa comum”. Disse que era contra o “denuncismo”. Isso é CÔMICO! O Lula criticando denuncismo? O que é o vídeo acima, seguido de afagos alguns anos depois aos mesmos sujeitos? O que foram seus anos de oposição a FHC? Até o caso da bolinha de papel é uma farsa do PSDB (segundo ele, era pra virar “o dia da mentira” tamanha a safadeza do Serra!).

O foda – peço perdão pela palavra, mas é foda mesmo – é o Lula usar essa sua falta de compromisso com a honestidade para, aproveitando-se da alta aprovação do seu governo e de sua posição institucional, tentar reescrever a história e eliminar inimigos (falando mal de opositores com a mesma eloqüência e “denuncismo” de sempre). Ele não tem vergonha nenhuma em criar uma fábula em que a história do Brasil se resume a:

  1. Antes de 2003: governos “das elites” ou “dos intelectuais” não tinham vontade de ajudar o povo brasileiro;
  2. Governo Lula: ele veio do povo, resgatou o governo e as estatais da sucata, olhou pelo povo hoje o Brasil é uma maravilha.

Mentir sobre o passado é ruim – o artigo anterior, do FHC, fala disso. Mas ainda mais perigosa é essa fantasia de que o Brasil está indo perfeitamente bem, e basta, a nós, continuar no ritmo atual.

Quer um exemplo? Lula diz: “Se todo o mundo diz que a prioridade é educação, porque os governos anteriores não fizeram o investimento necessário?”, implicando que, agora, o governo dele faz o investimento necessário. Dilma diz que o “Brasil voltou a investir em educação com Lula”. Porém, pode olhar com vontade: quer veja os dados do movimento Todos Pela Educação, quer veja a avaliação da OCDE, quer veja os dados do SAEB, a educação – especialmente a educação de base – NÃO ESTÁ avançando no ritmo que deveria. Pra falar a verdade, praticamente não está avançando.

Deixo aqui uma confissão: tenho certa vergonha de ter votado, em 2002, num cara tão avesso à verdade e ao respeito aos adversários. Vão falar que, daqui a alguns anos, poderei estar falando o mesmo de Serra ou FHC. Não tenho como saber. Só sei que esses dois têm décadas de vida pública e nunca vi nenhum site ou reportagem sobre eles que chegue aos pés do Lula, em termos de inconsistência ou destrato com princípios democráticos.

(Imagino que meus comentários vão lotar de exemplos anti-Serra e anti-FHC, haha. Vão começar falando das greves de alunos das universidades estaduais de São Paulo... Mas desse assunto eu estive por dentro e não me deixo enganar tão facilmente!)

Pra não ficar só na crítica, segue um link com o Lula sendo honesto.

6 comentários:

  1. Saon, amigo e veterano da faculdade, me lembrou de uma do Serra: a de que ele ia ficar na prefeitura de São Paulo por quatro anos. Eu acho que essa é mais de boa do que as do texto acima: vai no sentido de atuar e, depois, não ter compromisso com o erro, como diria JK. Mas que pega mal, pega, e já vi gente na rua falando mal dele por isso.

    O Zé Fred, outro amigo e veterano, comentou que, na política, essa de ser inimigo e depois aliado é relativamente comum. Eu concordo. Porém, ele concorda comigo também que o Lula passa dos limites...

    ResponderExcluir
  2. Eae daniel,

    Rapaiz, talvez esse seu conceito de honestidade esteja meio deturpado. Não acho que mudar de opnião seja desonestidade. Até o próprio FHC mudou de ideia e virou neoliberal de carteirinha depois do seu governo (pode procurar no youtube milhões de videos de entrevistas) chegando até a dizer para queimarmos os livros que ele escreveu por que nao serviam mais pra nada. O Serra também não escapa: Tem entrevista de FHC dizendo que o Serra foi que mais lutou pelas privatizações do governo FHC e hoje ele paga de defensor das estatais. Meio polarizado esse discurso seu não?!

    Abração.

    Pedro Sampaio.

    ResponderExcluir
  3. Ah, outra coisa, essa questão da educação especificamente é meio relativa. Eu acho que essa discussão é mais profunda, por que na minha opnião o sistema educacional do Brasil é falho. É um sistema exetremamente segregante, desestimulante, que não leva em consideração as diferentes inteligências. Nesse sentido, é meio errôneo associar quantidade de investimento financeiro à avanço na educação. Não adianta somente aumentar o dinheiro investido, fazendo aumentar o número da alunos, mas não melhorando a qualidade. O aluno não ganha automaticamente interesse pela escola, o que provavelmente aumenta a evasão escolar na mesma proporção que aumenta o numero de alunos novos. Não adianta encher as escolas de gente, enquanto a remuneração dos professores é tão baixa, e desestimula os próprios a lessionar abnegadamente.

    ResponderExcluir
  4. Pedro,
    Mudar de opinião não é desonestidade. Não é esse o ponto do meu texto; se foi isso q eu dei a entender, desculpe.

    Eu mesmo votava no PT em 2002, vc sabe disso. Quanto a FHC ter virado "neoliberal", não vale a pena aprofundar, mas ok: ele muda de opinião sim. Serra nunca deixou de apoiar as mesmas privatizações que ele apoiou antes. Acho que a visão dele continua semelhante ao que era antes, e ao que está no programa do PSDB, se você tiver a paciência de lê-lo. Mas repito: eu não tenho nenhum problema com a mudança de opinião em si. Circunstâncias mudam e políticos não devem ter compromisso com o erro, como diria JK (não é meu ídolo mas essa frase dele é boa).


    A minha dúvida é: Lula mudou de opinião sobre as coisas que ele falou no vídeo? Eu diria que, dado que ele passou a defender Sarney depois e passa a ser seu aliado, assim como convida Edison Lobão a ser seu ministro, ele se enganou nas críticas que fazia aos dois antes, certo? Mas, pelo menos até ontem, ele continuava criticando a "mídia paulista" - as mesmas empresas. Hoje em dia, as pesquisas mostram Dilma na frente - muito na frente que ela ficou na eleição mesmo, diga-se de passagem - mas os donos da Globo e do SBT agora estão do lado dele.

    E aí? Exatamente sobre o quê ele mudou de opinião, nesse caso? Achei complicado pra caramba.

    E em relação à diferença de critério dele? Quando era Sarney o acusado, ele critica o denuncismo e pede calma, mesmo com 11 acusações sobre o indivíduo se enrolando por anos; quando é uma pancada na cabeça do Serra, imediatamente ele está certo de que é farsa. Quando ele estava contra a Roseana, ele tinha certeza de que era culpa do Sarney e do Lobão.

    E aí? Onde estava o engano dele?

    Eu nao consigo entender isso como uma mudança de opinião. Pra mim, é falta de compromisso com falar a verdade. Gostaria que você me apontasse onde está a mudança de opinião que torna compreensíveis estas mudanças de postura.

    ResponderExcluir
  5. E sobre educação ser um problema complexo, concordo. Mas quem disse que tá indo tudo bem e que o investimento atual é suficiente foram o Lula e a Dilma, não eu.

    Não adianta só aumentar a grana, a gestão é muito importante - pra escolher os especialistas certos, pensar em todo o processo, qual vai ser a didática, como estimular professores e alunos, etc. É por achar que a gestão do PSDB é melhor que voto no Serra.

    ResponderExcluir
  6. Ta aí um dos motivos de a educação de base ser ruim, a famosa LDB, de 1996: http://www.webartigos.com/articles/22429/1/A-Falencia-do-Ensino-Publico-e-da-Municipalizacao-no-Brasil/pagina1.html

    Outra coisa. Se você concorda mais com o Serra, explique por que o Estado mais rico da União está longe, bem longe, de ter a melhor educação de base?

    E me explique porque o Serra foi o primeiro governador pós-ditadura a não escolher como reitor da USP o candidato mais votado (http://www.estadao.com.br/noticias/geral,serra-escolhe-2-da-lista-triplice-para-reitor-da-usp,465898,0.htm)?

    E me explique por que ele foi o único governador de SP a não fazer o repasse correto do ICMS pras 3 estaduais (http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u19318.shtml)?

    ResponderExcluir